O IBC-Br (Índice de Atividade Econômica do Banco Central), considerado como uma prévia do PIB (Produto Interno Bruto), subiu 1,3% em maio na comparação com o mês anterior.

Os dados foram divulgados nesta 3ª feira (14.jul.2020) pela autoridade monetária.

O resultado frustrou as expectativas do mercado financeiro. As projeções coletadas pelo Poder360 indicavam que haveria expansão superior a 3% em maio na comparação com abril. Ajudou a puxar o indicador para baixo o setor de serviços, que representa 60% do PIB brasileiro.

Em comparação com maio do ano anterior, o índice de atividade econômica apresentou queda de 14,24%. Já nos 4 primeiros meses de 2020, o IBC-Br registrou uma queda de 6,08%.

No acumulado de 12 meses, houve retração de 2,08% na prévia do PIB.

Em maio, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostrou que o setor recuou 0,9% –a 4ª queda consecutiva.

O resultado do IBC-Br corrobora a visão do mercado e do governo federal de que o fundo do poço da crise econômica com a pandemia de covid-19 foi em abril.

Na última projeção do mercado, os economistas estimaram que a atividade econômica do país deve cair 6,1% em 2020. O FMI (Fundo Monetário Internacional) tem a perspectiva mais pessimista para a economia brasileira no ano: retração de 9,1%.

O PIB brasileiro recuou 1,5% no 1º trimestre de 2020 em comparação com o último trimestre de 2019. As projeções indicam que os 3 meses seguintes podem ter queda ainda maior, superando o percentual de 10%.

O IBC-BC

Divulgado todos os meses, o IBC-Br é uma medição antecedente do crescimento econômico do país. O índice incorpora estimativas para a agropecuária, indústria e serviços, assim como impostos sobre os produtos.

Já o PIB oficial do país é medido pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e considera o resultado de todos os bens e serviços produzidos pelo país em 1 determinado período.

Em 2019, o IBC-Br indicou alta de 0,89% na atividade econômica. O IBGE, por sua vez, registrou crescimento de 1,1% no PIB do ano.

Por: PODER 360 - Hamilton Ferrari