Quem passa pelas lojas do comércio de Assis já percebeu que as vitrines estão estampadas de promoções e descontos diferenciados devido a Black Friday. Mesmo a data promocional sendo no dia 29 de novembro, os comerciantes anteciparam as liquidações e o movimento está intenso desde o início do mês.

Na próxima sexta, 29, o horário especial das lojas será das 9h até às 22 horas e no sábado, dia 30, das 9h às 17 horas, de acordo com o calendário sugestivo da ACIA – Associação Comercial e Industrial de Assis.

Dados apurados pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) mostram que 21% dos empresários brasileiros – do comércio e do ramo de serviços -, devem aderir ao dia de promoções da Black Friday 2019, havendo um crescimento de adesões, uma vez que em 2018, 16% dos empresários participaram do evento.

Para o diretor de Comércio da ACIA, Nilson Mello, os lojistas estão sentindo crescimento nas vendas desde 2010 quando a promoção, muito comum nos Estados Unidos, chegou ao Brasil. Ele acredita que o volume de vendas nas lojas físicas está quase se equiparando ao das lojas virtuais. “Até 2017, a iniciativa era voltada, na maior parte, para o comércio eletrônico. A partir do momento em que os lojistas investiram também nesta data, a realidade vem mudando e o consumidor está atento a esta promoção que antecede o Natal”.